Diogo Barreto, 24 de Fevereiro de 2023
Tribunal de Beja aceitou providência cautelar que pedia suspensão de obras de resort de luxo que está a ser construído pela herdeira do fundador da Zara.
A licença de urbanização de um complexo turístico de luxo projetado para as dunas de Troia foi temporariamente suspensa depois do Tribunal Administrativo de Beja ter deferido uma providência cautelar apresentada pela associação ambiental Dunas Livres.
O projeto de 200 milhões de euros que recebeu ordem de suspensão imediata prevê a construção de um hotel e três aldeamentos, todos de 5 estrelas, na duna de Troia.
Num comunicado, a Plataforma Dunas Livres – que reúne oito organizações não governamentais, incluindo a Quercus e a ZERO – refere que a “licença de urbanização fica suspensa temporariamente, tendo as obras de loteamento e destruição de parar imediatamente com prejuízo de se ir a tempo de evitar o mal maior, uma vez que a cada dia que passa mais danos graves e irreversíveis são infligidos sobre um habitat tão frágil e precioso, paredes meias com a Reserva Botânica da Península de Tróia”.