Apresentação do Movimento Dunas Livres

Sabias que as incríveis dunas que se estendem de Tróia a Sines são uma das últimas zonas do litoral ibérico ainda preservada?

Contudo, encontram-se atualmente ameaçadas por vários projetos imobiliários e de turismo de luxo, nomeadamente resorts turísticos e campos de golf.

A nossa costa, como tantas outras pelo mundo fora, foi largamente sacrificada pela urbanização desordenada e estas dunas não são exceção.

As dunas da orla costeira Tróia-Sines não só albergam várias espécies endémicas de flora e fauna ameaçadas, como também prestam o imprescindível serviço de proteção costeira, estando por isso ao abrigo de vários estatutos de proteção.

Ainda assim, a importância desta zona da costa portuguesa não impediu a aprovação dos projetos de construção, que ameaçam fortemente a conservação destes valores.

Esta iniciativa tem por objetivo impedir a destruição das dunas de Tróia a Sines através do escrutínio científico da legitimidade de tais projetos, de pressão pública sobre a vontade política e de mecanismos legais aplicáveis.

Várias ações de informação, sensibilização, manifestação e debate serão levadas a cabo.

Pedimos a todos os que reconhecem a importância de preservarmos este tesouro, que pertence aos Portugueses e às futuras gerações, mas também ao património natural mundial, que exerçam a sua cidadania.

Estejam atentos às divulgações, partilhem e participem!

As dunas não são como divãs – queremos as dunas totalmente protegidas.

Junta-te a nós!

Logo feito por: Samuel Pedrosa

Foto de: Vasco Pissarra

Partilha este comunicado: